quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Quênia domina pódio da São Silvestre; Brasil decepciona

Com sobras, o queniano James Kipsang se tornou bicampeão da São Silvestre ao vencer a edição de 2009 da tradicional corrida, disputada na tarde desta quinta-feira, em São Paulo.
Já o Brasil decepcionou e pelo segundo ano consecutivo não sobe ao pódio. Clodoaldo Gomes da Silva, apenas o oitavo colocado, foi o melhor atleta local.
Campeão em 2008, Kipsang se desgarrou dos demais competidores pouco após a Avenida Rio Branco e venceu com 44min40s, três segundos melhor que no ano passado.
Ele é o primeiro atleta a conquistar dois títulos consecutivos desde o pentacampeão Paul Tergat, que venceu três vezes na sequência em 1998, 1999 e 2000.
A segunda colocação ficou com o atual campeão da maratona de São Paulo, Elias Chelimo, que fez o tempo de 44min59s. Ele foi seguido pelo compatriota Robert Cheruyot, tricampeão da São Silvestre, com 45min30s. Em quarto e quinto, dois colombianos: Diego Colorado e William Naranjo.
Com o triunfo de Kipsang, o Quênia amplia a vantagem sobre o Brasil no histórico de vitórias na prova masculina da São Silvestre. Agora, são 12 triunfos dos africanos, contra dez dos anfitriões.
No início da corrida, Edmilson Santana, Marcos Elias e Cristiano Machado executavam a função de "coelho" com grande velocidade nos dois primeiros quilômetros. Um dos favoritos à vitória, o tanzaniano Martin Sulle tentava acompanhá-los.
Aos poucos, Sulle começou a se distanciar e entrou absolutamente solitário no Elevado Costa Silva, ocupando a primeira colocação cerca de 20 metros à frente dos rivais.
Sulle, entretanto, não conseguiu manter o ritmo e na Rio Branco foi alcançado por um pelotão de quenianos pouco antes do oitavo quilômetro. Nesta fase da corrida, os brasileiros já nem apareciam mais entre os cinco primeiros colocados, posições que dão um lugar no pódio.
Fazendo careta, o colombiano Diego Colorado foi o único a conseguir acompanhar os africanos e acabou sendo premiado com um pódio, na quarta posição. Entretanto, ele não foi capaz de superar James Kipsang, que a despeito de falar durante a semana que estava mal para a São Silvestre, faturou a taça percorrendo a Brigadeiro com facilidade.
Confira os dez primeiros colocados da São Silvestre:
1. James Kipsang (Quênia) - 44min40s
2. Elias Chelimo (Quênia) - 44min58s
3. Robert Cheruyot (Quênia) - 45min30s
4. Diego Colorado (Colômbia) - 45min32s
5. William Naranjo (Colômbia) - 45min36s
6. Marco Joseph Marco (Tanzânia) - 46min14s
7. Stanley Biwott (Quênia) - 46min33s
8. Clodoaldo Gomes da Silva (Brasil) - 46min40s
9. Francisco Barbosa dos Santos (Brasil) - 46min47s
10. Kipkemei Mutai (Quênia) - 46min53s
.
Com informações da Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário