domingo, 30 de outubro de 2011

Rio Branco-AC desiste da Série C e CBF divulga nova tabela

O imbróglio relativo à manutenção do Rio Branco-AC na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C finalmente teve fim nesta quinta-feira, quando o time acreano definiu, de forma oficial, que está desistindo do torneio para não sofrer punições severas da CBF. A entidade aproveitou a desistência para já divulgar a nova tabela da Série C com o Luverdense, terceiro colocado do Grupo A, no lugar do Rio Branco.
Paralisada por conta das disputas judiciais, a Terceira Divisão do futebol brasileiro finalmente assiste aos últimos capítulos dessa novela com a retirada da ação que o clube movia na Justiça Comum contra o STJD para conseguir se manter na disputa. De acordo com o presidente do Rio Branco, Natalino Xavier, esse foi o real motivo do posicionamento definitivo.
"Primeiro que não temos dinheiro para manter o elenco com a competição parada. Em novembro, os contratos acabam. Além disso, não queremos atrapalhar a competição, porque os presidentes do Paysandu e do América-RN conversaram com a gente e decidimos deixar a Série C seguir sua vida. Retiramos o processo da Justiça do Acre e do Rio de Janeiro e não participamos da sequência da competição, mas é claro que vamos lutar judicialmente para não sermos rebaixados", afirmou o mandatário.
Caso houvesse insistência na ação, o time passaria a correr o risco de ser rebaixado pela CBF ou acabar desfilado pela entidade. Outra possibilidade era ter o caso analisado na FIFA, o que poderia causar uma punição ainda mais pesada ao clube, como a suspensão de todas as competições oficiais em 2012.
Dessa forma, o Luverdense herda a vaga na Série C sob os protestos de Natal Xavier, que reclamou da injustiça que foi feita com o Rio Branco e ainda cravou: "por essas e outras que é difícil fazer futebol na Região Norte". Sem se importar com a polêmica, o time mato-grossense já se prepara para entrar em campo na próxima quarta-feira, quando a tabela volta a correr. O adversário é o CRB, que havia empatado em 0 a 0 com o Rio Branco em Maceió. As partidas que não envolvem o time acreano não sofrerão alterações, segundo a CBF.
Confira a nova tabela do Grupo E da Série C do Brasileiro:
25/09 - Paysandu 1 x 0 América-RN.

01/10 - América-RN 1 x 1 CRB.

08/10 - CRB 3 x 0 Paysandu.

16/10 - Paysandu 0 x 1 CRB.

02/11 - CRB x Luverdense.

06/11 - Luverdense x Paysandu.

09/11 - América/RN x Luverdense.

13/11 - Luverdense x América-RN.

16/11 - CRB x América-RN.

16/11 - Paysandu x Luverdense.

20/11 - América-RN x Paysandu.

20/11 - Luverdense x CRB.


Entenda o "caso Rio Branco", que teve fim nesta quinta-feira.
No dia 11 de setembro, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu, o Rio Branco-AC se garantia na liderança do Grupo A da Série C e conquistava a classificação para a segunda fase do campeonato.
Após julgamento realizado pela Justiça Desportiva, no dia 16 de setembro, que alegou o descumprimento do artigo 191 combinado com o 231, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o time foi eliminado da disputa. A decisão dizia respeito ao fato do Rio Branco, recorrendo de um posicionamento do STJD em relação à interdição da Arena da Floresta, ter ido apelar à Justiça Comum e, com base em uma liminar, liberado a venda de ingressos para uma partida. De acordo com os artigos 191 e 231, um clube só poderia pleitear qualquer causa na Justiça Comum se esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, o que não foi o caso.
O Rio Branco-AC, que havia sido excluído da Série C, obtém efeito suspensivo no dia 21 de setembro e ganha condições de disputar a segunda fase da competição. O clube, no entanto, ainda corria riscos de ser punido.
Conforme o esperado, em 13 de outubro, o time acreano foi definitivamente excluído da disputa do Campeonato Brasileiro da Série C após julgamento realizado no pleno do STJD.
Por meio da Procuradoria Geral do Estado, o Rio Branco apela à Justiça Comum e consegue se manter na disputa da segunda fase da Série C do Brasileiro, em 15 de outubro, retomando a vaga do time mato-grossense, que ainda não havia entrado em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário