terça-feira, 22 de junho de 2010

África do Sul vence e até sonhou com classificação


Mphela marca: eliminada, África do Sul se despediu da Copa com sua primeira e única vitória.

A África do Sul abriu dois gols de vantagem sobre a França e até sonhou com classificação, mas se despediu eliminada da Copa do Mundo, nesta terça-feira, em Bloemfontein. O triunfo por 2 a 1, conquistado pelos sul-africanos no Free State Stadium, ao menos deu ao país anfitrião um momento de alegria, mas também evidenciou mais um vexame francês na competição. A derrota francesa teve direito a uma tola expulsão do meia Gourcuff, ainda aos 25min do primeiro tempo, o que prejudicou as pretensões do país na partida. Dali em diante, a África do Sul teve amplo domínio, marcou duas vezes (gols de Khumalo e Mphela), chegou a ter um terceiro gol anulado e sonhou com as oitavas. No fim, a França ainda diminuiu, marcando com Malouda o seu solitário gol na Copa do Mundo 2010.

Com a eliminação, a África do Sul se torna o primeiro país anfitrião a não passar da fase inicial na história das Copas. Carlos Alberto Parreira, em 1998, já havia atingido um decepcionante feito inédito, já que foi demitido da Arábia Saudita ainda durante o Mundial da França. Ainda assim, Parreira se tornou, em 2010, o treinador com mais participações na história da competição - seis no total.

A França, que havia empatado sem gols contra o Uruguai e perdido por 2 a 0 para o México, deixa a Copa de forma melancólica, com só um gol marcado e um ponto somado. Raymond Domenech deixará o cargo após uma chuva de problemas. Anelka foi cortado durante o Mundial, Evra quase agrediu o preparador físico e o próprio Domenech admitiu que alguns jogadores não queriam mais atuar contra a África do Sul. Membros do governo francês chegaram a intervir junto ao elenco da seleção.

O Grupo A terminou com uruguaios e mexicanos avançando à segunda fase. O Uruguai somou sete pontos e passa na primeira posição, ainda aguardando um adversário que não deve ser a Argentina. O México, que somou quatro e não fica entre os oito finalistas desde 1970, terá provavelmente os argentinos, seus algozes de 2006, novamente nas oitavas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário