quinta-feira, 24 de junho de 2010

Holanda vence Camarões


Três semanas depois de lesionar o tendão, Robben voltou bem ao time holandês.

A Holanda não apresentou um futebol empolgante, mas jogou o suficiente para vencer Camarões por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Além do resultado, que confirmou a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo como líder do Grupo E, o destaque foi a volta de Arjen Robben, recuperado de lesão no tendão. O adversário nas oitavas de final será a Eslováquia, que eliminou a Itália.
Nos poucos minutos que jogou, o atacante do Bayern de Munique (ALE) mostrou boa movimentação e participou diretamente do segundo gol, marcado por Huntelaar. Os europeus haviam aberto o placar no primeiro tempo com Van Persie, após tabela com Van der Vaart. Os africanos chegaram à igualdade com Samuel Eto'o, que converteu cobrança de pênalti na etapa final.
Com o resultado, a Holanda chegou aos nove pontos, com 100% de aproveitamento. Camarões, que já entrou na partida sem chances de avançar no Mundial, terminou sem um ponto sequer. O Japão, que bateu a Dinamarca por 3 a 1, é a outra equipe da chave que segue na competição.
O técnico holandês Bert van Marwijk poupou apenas o lateral direito Van der Wiel, que estava pendurado, substituindo-o por Boulahrouz. Do lado camaronês, Paul Le Guen manteve o esquema 4-4-2, mas escalou novas caras entre os titulares, como os volantes Chedjou e N'Guémo e o ala Bong.
A partida começou acelerada, com Chedjou e Van der Vaart conseguindo uma finalização para cada lado nos primeiros cinco minutos. Depois, porém, o ritmo diminuiu. Precisando só de um empate para garantir a primeira posição da chave, a Holanda esfriava o jogo contra um desorganizado e desentrosado time de Camarões.
Só aos 19min apareceu outra chance de gol: Van Persie recebeu lançamento longo, matou no peito e saiu na cara de Souleymanou, mas chutou em cima do goleiro. Com 25min, Van der Vaart bateu falta de perna esquerda e o camisa 16 de Camarões fez outra boa defesa.
Com dificuldades para trocar passes no ataque, Camarões só conseguiu chegar aos 30min. Geremi cruzou da direita e Makoun se antecipou ao goleiro Stekelenburg, mas a cabeçada saiu por cima da meta. Os holandeses responderam no minuto seguinte, quando Kuyt recebeu de Boulahrouz na área e bateu cruzado, com perigo, para fora.
A superioridade do time europeu se traduziu em gol aos 36min. Van Persie saiu da posição de centroavante, caiu pela direita e recebeu a bola de Kuyt; depois, fez bonita tabela com Van der Vaart e saiu frente a frente com Souleymanou. Desta vez, o camisa 9 bateu por baixo do goleiro camaronês, balançando as redes no Estádio Green Point.
Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo e Van Persie quase marcou de novo aos 5min. O atacante recebeu excelente passe em profundidade no meio dos zagueiros camaroneses, avançou e bateu de pé direito, mas Souleymanou pegou. Sneijder ameaçou em cobrança de falta aos 9min e o goleiro africano fez outra defesa tranquila.
Aos poucos, o jogo foi mudando. Camarões foi se soltando e Le Guen colocou o atacante Aboubakar no lugar de Bong. Pouco depois, N'Guémo assustou os holandeses aos 14min ao pegar sobra de escanteio e bater para fora da entrada da área. Dois minutos depois, Makoun recebeu grande passe e ficou de frente com Stekelenburg, mas chutou fraco e facilitou a defesa do goleiro.
A pressão africana deu resultado aos 18min, quando Geremi bateu falta e Van der Vaart, na barreira, interceptou a bola com a mão. Eto'o bateu o pênalti com perfeição e empatou a partida, fazendo a Holanda sofrer seu primeiro gol na Copa.
Aos 27min, finalmente o momento que a torcida holandesa tanto esperava. O astro Robben entrou no lugar de Van der Vaart para fazer sua estreia na Copa de 2010. Os camaroneses também fizeram uma substituição importante: N'Koulou deu lugar ao veterano zagueiro Rigobert Song, 33 anos, que participa do quarto Mundial da carreira.
E Robben mostrou por que é candidato a estrela da competição aos 38min. Após boa jogada individual pela direita, ele soltou uma bomba que acertou a trave de Souleymanou; no rebote, Huntelaar tocou para o gol vazio e recolocou o time europeu na frente do placar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário